16/03/2010

Aprender como fazer adubo natural

adubo natural
Além de economizar, fazendo o adubo que ensinarei logo a seguir, você colabora contra a poluição que vem agravando cada vez mais a “saúde” do planeta Terra.

O adubo que faremos nada mais é do que a reciclagem de alguns materiais orgânicos provenientes do nosso lixo, como casca de ovo, casa de frutas e verduras, borra de café e restos de comidas, como arroz, feijão e carne. Papel não colorido e serragem também são utéis na hora de produzir adubo natural.

Antes de tudo você deve separar o lixo orgânico em dois grupos: os secos e os molhados. Trabalhando da seguinte forma: para cada porção de material molhado usar 3 porções de material seco.

Em um vaso ou uma vasilha com abertura no fundo para escorrer a água, coloque uma camada de material seco seguido por uma de material molhado e assim sucessivamente até preencher todo o recipiente utilizado, sendo que a última camada deve ser de material seco.

Após aproximadamente 50 dias, o composto está pronto para ser utilizado. Este deve apresentar cheiro de terra e aparência de borra de café. Aplique-o diretamente na terra e confira os resultados.
"

Nenhum comentário: