02/12/2009

Guia básico de Feng Shui

A consultora de Feng Shui Marilene Bassi dá as dicas para escolher as cores e usar o baguá
Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para os moradores. Mas todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, elas podem nos desagradar ou passar sensações ruins.

De acordo com o Feng Shui, arte milenar chinesa que cria ambientes harmoniosos em casa, as cores são a manifestação da luz e da energia, que influenciam no equilíbrio do ambiente e na vida das pessoas estimulando ou restringindo a boa energia.

As dicas são da consultora de Feng Shui Marilene Bassi, convidada pela Solventex Tintas para mostrar a influência das cores nos ambientes.


Quarto de Crianças:

As cores mais indicadas são sempre em tons suaves como o verde, azul e rosa. O verde é considerado uma cor de equilíbrio e saúde. O azul traz serenidade, pode acalmar crianças agitadas e diminui a insônia. O rosa representa o amor, estimula emoções positivas.

Quarto de Casal: Neste caso também pode ser usado os tons de verde, que é a cor do equilíbrio e da saúde. Tons aconchegantes como o café-com-leite, tons de marrom (terra), rosa (amor e romantismo) para que o casal sinta prazer em permanecer juntos neste ambiente. Os toques de vermelho ou laranja podem ser usados na decoração, pois são cores excitantes e estimulam o desejo sexual. Lembrando que essas duas últimas cores em excesso provocam irritação e nervosismo.

Cozinha: O verde poderá estar presente em qualquer ambiente, pelo que emana sua vibração. Tons de vermelho na cozinha ajudam a aguçar o apetite.

Sala de Estar ou TV: Continuamos nos tons de verde e também cores aconchegantes como os tons de café-com-leite e marrom, usados no quarto. Mas nunca o azul, pois acalma demais e a sala é um lugar onde você receberá amigos e não poderá sentir-se relaxado demais. Tons de amarelo e laranja também são bons.

Banheiros/Lavabos: As cores indicadas para banheiros são o verde e o azul por representarem a água. Quando tratamos de um lavabo, caso a pessoa não queira usar essas cores, o que pode ser feito é usar a cor de acordo com a decoração da casa.

Hall de Entrada: Da mesma forma que no lavabo, o ideal é adequar a cor à decoração. O importante é que esteja sempre muito bem iluminado e limpo.

Sala de Jantar: Na sala de jantar podemos trabalhar com cores quentes como o amarelo, laranja e vermelho (cores excitantes), pois neste ambiente as pessoas se reúnem para momentos de alegria, uma boa conversa enquanto saboreiam uma excelente refeição.

Escritório: O amarelo é a cor mais indicada para esta área, já que ela ativa a inteligência e a sabedoria, estimula o raciocínio e o trabalho intelectual, e ainda aumenta a capacidade de concentração.

Aprenda a usar o Ba-Guá e suas cores

Poderosa ferramenta usada para mapear o fluxo energético nos ambientes, o Ba-Guá possui oito áreas: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade a amigos. Cada uma dessas áreas possui uma cor específica para harmonizar determinado local.

O Ba-Guá deve ser aplicado diretamente sobre a planta de sua casa ou escritório, sendo que a área do trabalho deverá estar alinhada sempre à porta de entrada.

“Harmonizando o ambiente com o Feng Shui podemos escolher melhor qual será a área que iremos ativar sem causar prejuízo à integridade do fluxo de energia que circula”, explica Bassi.

A seguir, Confira as cores para ativar as áreas do Bá-Guá:


Cores para ativar as áreas do Bá-Guá:

Trabalho - Preto
Influenciada pela simbologia do elemento água que rege este guá. Cor encontrada nas profundezas de mares e rios.

Espiritualidade - Azul
Relacionada ao céu que acalma e relaxa, condições que necessitamos para chegar a uma verdadeira busca interior.

Família - Verde
É considerada pelos chineses como a cor para representar o despontar da vida.

Prosperidade - Púrpura
Esta cor só era obtida na antiguidade através de pigmentos caros e muito raros, por isso relaciona-se o roxo ao sentido de riqueza e abundância.

Sucesso - Vermelho
Este guá é regido pelo elemento fogo. Considerando que a luz clareia a escuridão, essa cor foi associada a valores elevados, reputação e brilho.

Relacionamento - Rosa
A cor rosa simboliza a qualidade das relações amorosas, acalma e tranqüiliza sem a frieza do azul (cor que tem as mesmas características).

Criatividade - Branco
Representa o vazio, que está receptivo a novas idéias e a planejamentos para o futuro.

Amigos - Cinza
A mistura do branco (cor do guá anterior – criatividade) e do preto (cor do guá posterior – trabalho) obtemos o cinza e representa o início da noite.



Transcrito do blog Pintando o 7

Nenhum comentário: